Balanço Material com Reciclo

Em muitas unidades industriais uma corrente de reciclo está associada ao processo. Reciclo nada mais é do que uma corrente que retorna ao início do processo e tem por finalidade, em unidades reacionais, a recuperação de catalisadores ou o aproveitamento dos reagentes não consumidos na reação. Em unidades não reacionais, o reciclo tem por finalidade a circulação de um fluido de trabalho ou a diluição de uma corrente.

Os balanços de massa envolvendo reciclo, a alimentação do processo é a combinação da corrente de reciclo com a alimentação fresca (ou carga) que chega ao processo. Esta combinação deve ser levada em conta nos futuros cálculos.

Assista a nossa videoaula e veja como realizar corretamente estes balanços: