Balanço de Energia: conceitos fundamentais e primeira lei da…

Primeira Lei da Termodinâmica é baseada na Lei da Conservação de Energia que diz: “a energia não pode ser criada nem destruída.”

Para chegarmos a formulação matemática adequada para a Primeira Lei, primeiramente devemos rever alguns conceitos fundamentais e entender como a energia é transportada através das fronteiras de um sistema. Desta forma, iremos revisar as definições de sistemas e as modalidades de energia.

Nesta videoaula serão introduzidos os conceitos fundamentais que regem a Primeira Lei. Inicialmente, o conceito de sistema e vizinhanças será revisado. Em seguida, as modalidades de energia (calor, trabalho e energia) serão definidos e discutidos com base em um sistema fechado.