Sobre

O projeto AtivaEQ surgiu das inquietações e do descontentamento do Prof. Ivanildo Junior (DEQ/UFC) com relação à condução de suas aulas, incomodado com a relação do ensino por ele desenvolvido e a aprendizagem dos estudantes, nem sempre correspondentes. Deste modo, o AtivaEQ traz o desejo de melhor aprender para melhor ensinar.

A ideia central do ativaEQ é divulgar e compartilhar com os estudantes de Engenharia Química e demais cursos de engenharia da UFC, bem como com toda a comunidade acadêmica, as atividades didáticas desenvolvidas nas disciplinas de Princípios dos Processos Químicos – PPQ, Princípios dos Processos Químicos e Bioquímicos – PPQB, Fenômenos de Transporte III e Operações Unitárias III.

As atividades didáticas aqui citadas tratam-se do uso de Metodologias Ativas, tais como Ensino Híbrido, Sala de Aula Invertida, Aprendizagem Baseada em Problemas e Aprendizagem Baseada em Projetos, dentre outras possibilidades de ensino que se voltam ao protagonismo estudantil e, por isso mesmo, invertem a lógica do ensino, pautando-o nas viabilidades e possibilidades de aprendizagem dos estudantes.

O uso destas metodologias, assim, é uma tentativa de aumentar o entendimento dos assuntos sobre os conhecimentos que precisam adquirir em sua formação inicial, bem como melhorar a relação ensino-aprendizagem.

O trabalho realizado não é fácil. Embora prazeroso, porque vem para satisfazer um desejo de mudança, é importante dizer que, para sua efetivação, temos consumido muito esforço e tempo, porém de forma bastante prazerosa.

O objetivo maior deste esforço, vale-se reforçar, é fornecer aos alunos uma forma de aprendizagem mais eficiente e menos “cansativa” do que as pautadas nos modelos tradicionais de educação e de ensino.

Por fim, vale ressaltar que todo este trabalho tem sido realizado graças à dedicação de uma equipe multidisciplinar e que conta com o apoio pedagógico da Profa. Bernadete Porto (FACED/UFC) e o apoio técnico do Prof. Ismael Furtado (UFC Virtual).

ACESSE NOSSO CANAL NO YOUTUBE!
DESCUBRA QUEM ESTÁ POR TRÁS DO PROJETO