Balanço Material com Desvio e Purga

Em unidades industriais, assim como o caso do reciclo, também é comum encontrar correntes de processos que desviam um ou mais equipamentos (desvio ou by-pass) ou ainda correntes que são eliminadas do processo (purga).

O objetivo da corrente de desvio, muitas vezes, é de diluir uma corrente de saída do processo para que esta corrente atinja os requisitos desejados. Com relação a corrente de purga, o objetivo maior é descartar (ou eliminar) um componente indesejado ou evitar o acúmulo de um componente inerte, por exemplo, em correntes de reciclo.

Os balanços que envolvem estes tipo de correntes de processos são apresentados nas videoaulas abaixo: