Balanço de Material com Reação Química

O local físico onde ocorre uma reação química é denominado de reator. Um reator tem por finalidade promover o contato entre os reagentes que serão consumidos para produzir os produtos. Desta forma, faz-se necessário, por hora, o conhecimento das quantidades alimentadas ao reator para produzir uma certa quantidade dos produtos. Esta contabilização é realizada por meio de um balanço material.

É de fundamental importância, portanto, o devido conhecimento da reação química, balanceada, bem como das informações sobre as quantidades alimentadas ou produzidas. Além destas informações, faz-se necessário ainda conhecer as correntes de produto, pois caso a reação seja incompleta, haverá reagentes não consumidos nesta corrente.

As videoaulas a seguir descrevem de maneira sucinta estas informações, bem como os procedimentos de cálculos que envolvem os balanços materiais envolvendo reações químicas.

Prof. Ivanildo
Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001), possui mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2006).