Notas de Aula – Transferência de Massa

A transferência de massa é o fenômeno de transporte em que existe a migração de uma ou mais espécies químicas em um dado meio, podendo este meio ser um sólido, um líquido ou gás. Este movimento se dá no sentido de menor concentração das espécies, ou seja, da região de maior concentração para a região de menor concentração. O transporte das espécies químicas pode ser feito por dois mecanismos: difusão e/ou convecção.

O movimento das espécies está relacionada a uma propriedade que denominamos difusão. A difusão é, então, a mobilidade das espécies químicas em um determinado meio e depende da relação soluto/meio ou soluto/meio + ação externa.

As propriedades da difusão, suas causas e ocorrências, bem como a forma de representar matematicamente os fenômenos de transferência de massa serão comentados por meio de notas de aula com o auxílio, quando necessário, de videoaulas curtas, mas com um direcionamento adequado para o entendimento geral do assunto.

Confira as notas de aula: