Fenômenos de Transporte III – FT3

A disciplina de FT3 – TF 323 tem como objetivo dar ao estudante a compreensão dos mecanismos físicos pelos quais massa se transfere, preparar o estudante com as ferramentas de análise necessárias para obter soluções quantitativas de problemas práticos, envolvendo uma ou mais formas de transferência de massa, bem como dar ao estudante a habilidade para formulação de hipóteses de comportamento de sistemas físicos relacionados com a transferência de massa.

FT3 tem como ementa:

• Fundamentos da transferência de massa.
  • Equações diferenciais da transferência de massa.
  • Difusão molecular em regime permanente.
  • Difusão molecular em regime transiente.
  • Transferência de massa convectiva.
  • Transferência de massa entre fases.
  • Correlações para estimar coeficientes de transferência de massa.
  • Equipamentos de transferência de massa

Na Engenharia Química, a transferência de massa pode ser etapa limitante em diversos processos, tais como em reações catalíticas ou nos processos de separação. Desta forma, assim como nos demais fenômenos de transporte, o entendimento de sua ocorrência, a natureza do fenômeno, bem como a descrição matemática dos processos de transferência de massa é tarefa do estudante de Engenharia Química.

Acesse agora todas as notas de aula!

Prof. Ivanildo
Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001), possui mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2006).