Operações Unitárias III

A disciplina de Operações Unitárias III (OP3) disciplina tem por objetivo habilitar o estudante na compreensão de problemas físicos de separação relacionados com os fenômenos de transferência de massa, desenvolver a competência em analisar e projetar sistemas de separação, empregando técnicas analíticas, gráficas e numéricas bem como utilizar técnicas de análise na resolução de problemas envolvendo as os processos de separação envolvendo a transferência de massa.

OP3 tem como ementa:

• Estágios de equilíbrio e os modos de contato
    • Absorção e stripping
    • Destilação
    • Extração líquido-líquido
    • Extração sólido-líquido
    • Adsorção, troca iônica e cromatografia

Os mais diversos processos industriais existentes podem envolver uma ou mais etapas de separação que envolvem a migração de um ou mais solutos presentes em uma fase para outra. Para que a transferência de massa ocorra, estas fases necessitam de um contato e que ocorrem em equipamentos específicos. Por tanto, analisar os fenômenos envolvidos nos processos, o projeto e a operação destas unidades é tarefa exclusiva do Engenheiro Químico.

Prof. Ivanildo
Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001), possui mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2006).